Infográico IPDEC

Instituto IPDEC

Antes de dar início ao depósito do pedido de patente é importante que se busque nos diversos bancos de patentes disponíveis (nacional e internacionais) qual o estado da técnica da tecnologia. A busca prévia é importante não só para que sejam verificadas eventuais colidências com pedidos de terceiros como também para que se tenha um levantamento sobre as tendências de pesquisas em determinada área do conhecimento. Por meio da busca prévia, evita-se a duplicação de pesquisas (e esforços humanos e materiais) sobre determinada área já explorada. Ela é também um importante instrumento para ser utilizado antes do início da própria pesquisa, considerando que os documentos de patentes são hoje a maior fonte de informação tecnológica disponível. A busca prévia pode ser efetuada das seguintes maneiras:

Busca individual – Realizada pelo interessado diretamente na página do INPI ou no banco de patentes do INPI, mediante pagamento de uma taxa, válida por até cinco dias de consultas.

Busca isolada – Nesse caso a pesquisa é feita por técnicos do INPI, por solicitação do cliente. Compreende o pagamento de uma taxa preliminar para definição do escopo da pesquisa. Após a delimitação do escopo, é elaborado um orçamento a ser submetido à apreciação do cliente. Com a sua aceitação, é realizada a busca por técnico especializado do INPI, sendo gerado um relatório com levantamento do estado da técnica na área desejada.

Links gratuitos de busca:

Banco Nacional de Patentes:
http://www.inpi.gov.br/menu-superior/pesquisas

Banco de patentes dos Estados Unidos:
http://patft.uspto.gov

Banco Europeu de Patentes:
http://ep.espacenet.com/?locale=en_EP

Banco Mundial de Patentes:
http://www.wipo.int/pctdb/en

Banco de Patentes da Google:
http://www.google.com.br/advanced_patent_search

Banco de Países Ibero-Americanos:
http://lp.espacenet.com/search97cgi/s97_cgi.exe?Action=FormGen&Template=lp/ES/home.hts

Como fazer? A busca pode ser feita por palavra-chave, termo técnico, nome do inventor, nome do titular, área do conhecimento, e por meio da combinação de alguns destes elementos, de acordo com o objetivo da busca.

Japan Patent Office (JPO) Códigos INID (International Agreed Numbers for the Identification of Data) Siglas de países e de organizações regionais ou internacionais