Skip links

O Que Fazemos

Promovemos ações guiadas ao relacionamento com as empresas privadas, setor público e instituições de ciência e tecnologia, estimulando o desenvolvimento de parcerias estratégicas para a pesquisa pura, aplicada e a transferência de conhecimento, promovendo o desenvolvimento de projetos de P&D cooperativos e a busca de soluções tecnológicas.

Estimulamos os pesquisadores na prospecção de oportunidades de desenvolvimento de pesquisas, bem como a difusão e a gestão da propriedade intelectual por meio do apoio na elaboração dos pedidos de patentes, no registro de software e das outras formas da propriedade intelectual, na transferência de tecnologia e na elaboração de convênios e contratos de P&D.

Promovemos o fortalecimento das atividades de P&D com o setor público e privado, estimulando a realização de projetos conjuntos e a articulação de parcerias com agências de fomento, investidores do capital empreendedor sempre com o intuito de gerar resultados por meio da pesquisa pura/aplicada, do desenvolvimento de processos/produtos e consultoria técnica/assessoramento.

Pesquisa Pura & Aplicada

Pesquisa pura ou básica consiste na realização de trabalhos teóricos ou experimentais, cuja finalidade principal seja a aquisição de novos conhecimentos sobre os fundamentos de fenômenos e fatos observáveis, sem objetivo particular de aplicação ou utilização.

Pesquisa aplicada, por sua vez, consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida primariamente para um determinado fim ou objetivo prático.

Seja pesquisa pura ou aplicada, O IPDEC dispõe dos seguintes programas:

  • Rede Científica: oferece para jovens pesquisadores a oportunidade de engajar em um ambiente imersivo, de intercâmbio e cooperação nacional e internacional em tópicos de interesse mútuo liderados e organizados por um pesquisador sênior.
  • Programa Advance: incentiva pesquisadores recém formados a maturarem e abrirem possíveis linhas de pesquisa e consequentemente atingirem independência na carreira científica, dando oportunidade de liderem seus próprios grupos de pesquisa.

Entrar em contato

Processos e Produtos

Desenvolvemos trabalhos de diagnósticos, soluções de problemas e recomendações voltadas para a implantação, otimização, melhoria da qualidade, produtividade e sustentabilidade de processos e produtos. Testes, técnicas avançadas de caracterização, simulações de processos e produtos são disponibilizadas como ferramentas de apoio para a realização dessas atividades.

Trabalhamos com a prototipação para demonstrar características técnicas, funcionais, de design e que, ao entrar em operação, permite a visualização dos resultados antes do produto ou processo ser lançado no mercado.

Entrar em contato

Consultoria Técnica

O IPDEC atua como instituição articuladora entre as demandas do setor produtivo e a aplicação do conhecimento acadêmico e mantém constante acompanhamento de oportunidades para a aplicação do conhecimento em benefício da sociedade.

Essa atuação, como ponte entre as demandas do setor produtivo e a aplicação do saber acadêmico, qualifica o IPDEC na identificação de oportunidades e competências para o desenvolvimento das seguintes consultorias:

  • Levantamento de Oportunidades
    O IPDEC realiza mapeamento de iniciativas para o desenvolvimento de projetos nas áreas social, cultural, educacional, científica e/ou tecnológica.
  • Identificação de Competências
    Busca identificar competências, visando o atendimento às demandas de desenvolvimento de novos produtos e serviços.
  • Identificação de Fontes e Linhas de Financiamento
    Atua na identificação das possíveis fontes e linhas de financiamentos elegíveis para viabilizar projetos demandados por instituições públicas e privadas.

Entrar em contato