Patentes

O que fazemos no IPDEC

Patentes

A propriedade intelectual decorre diretamente da capacidade inventiva ou criadora do intelecto humano (conhecimento, tecnologia e saberes) de seus criadores.

As patentes constituem uma das mais antigas formas de proteção da propriedade intelectual e tem como objetivo o incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico por meio da recompensa à criatividade.

Uma patente é um documento que descreve uma invenção e cria uma situação legal na qual a invenção pode ser explorada somente com a autorização do titular da patente. Em outras palavras, uma patente protege uma invenção e garante ao titular os direitos exclusivos para usar sua invenção por um período limitado de tempo em um determinado país.

Ela é concedida, mediante solicitação, por uma repartição governamental (geralmente um Escritório de Patentes) e qualquer pessoa física ou jurídica pode depositar um pedido de patente, desde que tenha legitimidade para obtê-la, sendo chamado de depositante ou requerente. A seguir temos alguns exemplos de patentes concedidas.

Patente Inventor Depositante Título Download
BR1020120336332 JÚLIO ROMERO SANTOS FERNANDES et al. EMBRAER S.A. SISTEMAS DE CONTROLE AMBIENTAL INTEGRADOS E MÉTODOS PARA CONTROLAR A TEMPERATURA AMBIENTAL DE UM ESPAÇO FECHADO
US20110270863 KARL PFLEGER Google Inc. QUERY REWRITING WITH ENTITY DETECTION
US7931537 ERIC PAUL FILER et al. Microsoft Corporation VOICE INPUT IN A MULTIMEDIA CONSOLE ENVIRONMENT
US8947361 NICHOLAS OAKLEY Intel Corporation MULTIPLE MODE DISPLAY APPARATUS
US7479949 STEVE JOBS et al. Apple Inc. TOUCH SCREEN DEVICE, METHOD, AND GRAPHICAL USER INTERFACE FOR DETERMINING COMMANDS BY APPLYING HEURISTICS